Festa de Santo António

 

Esta festa tinha uma comissão que de modo geral era composta por: Juiz, Juíza, procuradores, enfeitadeiras e, ás vezes, mordomas . Em 1925 os Juizados começaram a ser substituídos por comissões especiais.

O juiz tinha a função de supervisionar toda a organização dos festejos, para tal tinha a ajuda de quatro ou seis mandatários, os procuradores.

A Juíza dava a fogaça.

As enfeitadeira são de modo geral duas: uma procuradora e uma tesoureira. A primeira trata de obter objectos de valor, sobe a forma de empréstimo, que se destina a enfeitar o Santo, a segunda tomará conta de todo o material que conseguirem. Serão elas a ter o trabalho de o enfeitar .

As mordomas, que não tem numero definido tem como função a doação de algo: filhós, frutas, etc.

Aos procuradores compete fazer o peditório, levando consigo a bandeira do Santo, percorrendo toda a freguesia.

Depois da entrega da dádiva aos procuradores, é dada a bandeira a beijar.

Nas vésperas do dia do Santo, à noite, são feitas fogueiras, com alecrim vindo da Serra dos Albardos, em três locais: a maior encontra-se ao pé da capela, a segunda é feita junto à residência paroquial; e a última à porta da juíza.

Pela manhã seguinte o juíz e outras pessoas que organizaram a festa, acompanhados de um gaiteiro ou de uma banda, fazem o peditório pela sede da freguesia e nas redondezas em seguida vão buscar ou esperar a juíza, para a acompanhar à igreja.

A “procissão”, à frente, o gaiteiro, em seguida encontra-se o juíz, empunhando a bandeira ; em seguida vem a fogaça que é trazida pelos procuradores, na retaguarda, a juíza e seu séquito e, atrás, da procissão vem, se houver , banda.

Em seguida, já dentro do templo, realiza-se a missa, que é a instrumental, ou então cantam-se hinos.

O gaiteiro por sua vez, toca músicas tradicionais, independente do que se canta no coro.

Quando a missa acaba sai a procissão composta por: os andores, as cruzes, as bandeiras, às vezes anjos, tudo isto acompanhado de um fogueteiro e seu ajudante, que vão à frente acompanhados do gaiteiro.

À tarde ou à noite, isto é, concluído o leilão das fogaças ou a venda das rifas, os  festeiros vão cumprimentar, a nova juíza e o novo juiz nas casa deles, e assim terminam as festividades. Mas não antes de se deitar uns foguetes para Finalizarem oficialmente os festejos.