ETIMOLOGIA DA PALAVRA “TURQUEL”

 

De acordo com uma hipótese aventurada pelo escritor Pinho Leal, e aceite pelo turquelense José Diogo Ribeiro. Turquel será a corrupção de Turuquelo ou Turuquel, significando pequeno monte.

Nas suas «Memórias de Turquel, diz José Diogo Ribeiro:«Alargando-se a povoação pelo dorso de uma colina que na sua parte meridional se eleva em forma de um cabeço: e desta circunstância lhe advém o nome cujas formas antiquadas Turuquelo e Turuquel bem podiam ser diminutivas do vocábulo céltico "turuco", que significa monte».

Poderá igualmente ter cabimento outra hipótese etimológica do nome de Turquel. O antigo Turuquelo ou Turuquel poderia ter sido a corrupção de tutur ou tururquela, pois ambas as palavras têm  o significado de rola, ave que aparece na mão do menino Jesus, ao colo da Senhora da Conceição, padroeira de Turquel.

Segundo outra versão, Turquel derivaria das duas palavras finais da expressão «mia siôra turo quer» (minha  senhora tudo quer ), atribuída a uma escrava de uma dama abastada e que muito a solicitava para a servir.