Leiria

 

Cidade, sede de concelho e capital do distrito do mesmo nome, na Beira Litoral. Situada a 30º 44’ 7’’ de latitude  Norte e a 0º 18’ 8’’ d e longitude Este de Lisboa e a 113 m de Altitude. É atravessado pelo rio Lis.

Muito antiga, desenvolveu-se em torno do castelo, ponto dominante da cidade. Situada numa região de grande fertilidade onde a produção hortícola e frutícola é importante, assim como a cultura da oliveira, vinha e cereais. A cidade nos últimos tempos teve grande desenvolvimento pela instalação de novas industrias e incremento de outras ( plásticos, cimento, cerâmicas, moagem, resina, curtumes, etc.) De grande movimento comercial, Leiria está ligada por caminho-de-ferro (linha do Oeste) a Lisboa. Por camionagem possui inúmeras ligações com vários centros do País, como: Batalha, Lisboa, Santarém, Figueira da Foz, Monte Real, Pombal, Coimbra, Marinha Grande, etc.

Parece que para a edificação e Leiria se utilizaram materiais de outras cidades destruídas, “Callipo”, que se situaria a pouca distância onde agora existe o lugar de S. Sebastião, da freguesia da Azoia. Mais tarde, os Suevos, que já tinham dominado o Noroeste da Península, Vieram para Sul e conquistaram Leiria em 414, mas em 585 passava ao domínio dos Visigodos. Na posse dos muçulmanos desde 715 até 753, foi neste ano reconquistada por Fruela I rei das Astúrias, Em 850, voltou a ser ocupado  por Maomé, rei da Córdova, e na posse dos muçulmanos ficou até 1134, ano em que foi conquistada por D. Afonso de Henriques.