U.D.T. - União Desportiva de Turquel

 

FUTEBOL SÉNIOR - PRIMEIRA DISTRITAL 

O UDT está de moda!

No dia em que o clube completara 18 anos de existência o seu Bar estava quase sempre repleto de gente, havia  ganho o acesso à 1ª divisão de Leiria.

Fundado em 30 de Junho de 1982, o União Desportiva de Turquel possui actualmente cerca de 60 atletas federados – todos a praticar futebol. Tem 220 sócios (50% pagantes) os quais pagam uma quota trimestral de 500$00. O seu Presidente de Direcção é Sr. José Costa Ezequiel.

O desporto-rei é o futebol, à parte disso, organiza torneios de carta, setas e matraquilhos. O Bar do UDT é, de momento, considerado dos mais frequentados da zona de Turquel, durante os Domingos é fácil encontrá-lo repleto de gente. É uma importante fonte de receitas.

Possui bastantes colaboradores, só assim tem sido possível a realização desta obra, e mantido vivo o projecto ascendente da Direcção. A este apoio, a Direcção está reconhecidamente agradecida e, fazem um apelo aos anunciantes para a possibilidade de colocarem um placar publicitário no campo desportivo.

O plantel é totalmente amador, sem salários, à excepção o treinador-jogador Silval Neves (“Vitamina”) que aufere de um pequeno ordenado. Todos os atletas jogam – no campo pelado – por amor à camisola e ao futebol. Por vezes são-lhe oferecidos alguns jantares que proporcionam alegres momentos de convívios, e que muito favorece o espírito de grupo.

Presidente: Zé Costa

José Costa Ezequiel, tem 38 anos, é casado (dois filhos) e reside em Carvalhal de Turquel. Construtor civil de profissão, este  turquelense nasceu no Casal da Lagoa, muito próximo do actual local do campo de futebol do UDT. Completa nesta época, 8 anos de direcção no clube – três, nas funções de tesoureiro e, nos dois últimos, como presidente.

A subida à 1ª divisão de Leiria era um dos seus objectivos de presidência, só que o clube não disponha de condições que permitissem tal ambição. Na época de 95/96 trabalhou-se, então, no sentido de estruturar aquela organização tendo em vista a obtenção de melhores resultados desportivos no futuro. E os resultados são visíveis, graças à realização de um esforço enorme  no melhoramento das instalações .

Costa, tal como é conhecido, já marcou com a sua personalidade esta sua passagem pela Direcção do UDT. Há quem diga que é ele a garantia do UDT “continuar com  a casa aberta”. É uma pessoa que diz sempre aquilo que acha que tem a dizer. Por exemplo, se a equipa perde por falta de empenho, é capaz de entrar no balneário e ralhar com todos os jogadores, caso contrário agradece-lhes e felicita-os. É uma pessoa respeitada por todos, e todos lhe pedem que continue a dirigir os destinos do clube.

Nos últimos 5 anos tem suportado. Em grande parte, o custo de transporte das equipas, e algumas obras de melhoramento também.

A Junta de Turquel e a Câmara de Alcobaça também deram um contributo importante para os melhoramentos.